pt
notícias

Método básico de operação da máquina CNC, simples e prático

August 15th at 3:48pm

O painel de controle da máquina CNC é um componente importante das máquinas-ferramenta CNC, que é uma ferramenta para os operadores interagirem com a máquina-ferramenta CNC (sistema). Pode ser dividido principalmente em área de controle de energia, painel de controle do sistema e painel de controle da máquina.

 

1. Área de controle de energia

 

1. Sistema ligado: Ligue o sistema.

 

2. Desligamento do sistema: Desligue a energia do sistema.

 

3. Chave de proteção do programa: Ligue/desligar a função de entrada do programa.

 

4. Botão de parada de emergência: Quando ocorrem situações de perigo ou emergência durante o processo de usinagem, a máquina-ferramenta precisa ser parada urgentemente, ou quando a máquina-ferramenta termina a usinagem e a energia é cortada, use este botão. (Nota: O botão de parada de emergência deve ser pressionado antes de ligar e desligar para reduzir choque elétricono dispositivo.)

 

2、 Painel do sistema CNC

 

O humano-o diálogo da máquina é alcançado principalmenteno processo de edição e depuração do programa, entrada de parâmetros da ferramenta, real-monitoramento de tempo do status atual de usinagem da máquina-ferramenta e modificação dos parâmetros de manutenção da máquina.

 

Reset PESET: Esta tecla pode ser usada para liberar o estado atual, redefinir o programa de usinagem ou parar de emergência a máquina-ferramenta.

 

Chave do programa PROC: No modo de edição, operações como edição, modificação, pesquisa e exclusão podem ser realizadas.

 

OFS/Tecla DEFINIR deslocamento da ferramenta: Combinada com outras teclas, pode definir o sistema de coordenadas da peça de trabalho e executar o raio da ponta da ferramenta e operações de correção de desgaste.

 

Tecla de posição POS: exibe as coordenadas da máquina, coordenadas absolutas, valores de coordenadas incrementais e distância entre eixos especificada para cada eixo de coordenadas durante a execução do programa.

 

CSTM/Botão de exibição gráfica GPPH: Combinado com botões relevantes, a simulação de usinagem e a observação da trajetória de operação da ferramenta podem ser realizadasno display, enquanto a máquina-ferramentanão executa a usinagem real.

 

Chave do sistema SYSTEM: usada para dados e parâmetros relacionados ao autodiagnóstico do sistema CNC.

 

Tecla de informações MENSAGEM: exibe o status de aviso do sistema.

 

Botão de ajuda HELP: funções como instruções para equipamentos mecânicos.

 

Chave de conversão de turno: compartilhada com teclas de endereço, pode alternar entre os caracteres das teclas.

 

Tecla Insert: Insere caracteres ounúmerosna posição especificada do cursor.

 

Tecla de entrada INPUT: usada para entrada de parâmetro ou valor de polarização, entrada para iniciar I/Dispositivos O e entrada de dados de instruçãono modo MDI.

 

Tecla de substituição ALTER: Modifique o endereço e o comando de dados da posição especificada do cursorno programa ou substitua os dados originais pornovos dados.

 

Tecla Delete: Exclui o caractere ounúmerona posição especificada do cursorno programa (* A declaração excluídanão pode ser restaurada. Confirme cuidadosamente se deseja excluir o conteúdo antes da operação.)

 

Botão CAN cancelar: Exclui caracteres gravadosna área de armazenamento.

 

Tecla final EOB: Usada como comando final para editar cada segmento do programa.

 

Chave de virada de página: uma tecla de controle para alternar entre telas de exibição.

 

Tecla de movimento do cursor: controla o cursor para mover para cima, para baixo, para a esquerda e para a direitana tela de exibição.

 

Usado principalmente para operar tornos CNC, incluindo seleção de modo, seleção de rotação do fuso e operação de movimento do porta-ferramentas, ampliação do fuso e ajuste da velocidade de movimento do porta-ferramentas, etc.

 

Método de edição: pode inserir e gerar programas, bem como modificar ou excluir programas.

 

Método MDI: Insira o programa em PROG, inicie-o em um loop e execute diretamente o segmento do programa de entrada, que pode inserir 10 instruções.

 

Método de usinagem automática: Utilize onúmero do programa a ser executadono PROG e execute a usinagem automáticana peça após o início do loop.

 

Modo manual: Combinado com a chave de controle de movimento do porta-ferramentas, o porta-ferramentas pode ser operado em velocidades rápidas e lentas.

 

Método de retorno de referência: Retorne manualmente a posição do ponto de referência e estabeleça o sistema de coordenadas da máquina.

 

Modo volante: O porta-ferramenta pode ser operado por pulso manual para fazer três micromovimentos ao longo das direções X e Z: XIum, XI0um e XI00um.

 

Introdução às teclas de função comumente usadas

 

Execução de segmento único: Pressione este botão para executar a execução de segmento únicono modo de processamento automático ouno modo MDI.

 

Pular programa: Se o símbolo de pular "/" for usadono programa, o programa será executadono segmento do programa marcado por este símbolo, ignorando a execução desse segmento. Se a tecla for liberada, a função de pular será inválida.

 

Máquina-ferramenta bloqueada: Depois de pressionar este botão, todas as ações reais da máquina-ferramenta são inválidas(incapaz de controlar manual ou automaticamente ações reais, como eixo de alimentação, fuso, resfriamento, etc.), mas o cálculo da instrução é válido, portanto o programa pode ser simulado e executadoneste estado.